Caminhos Difíceis

“O caminho faz-se no momento e em cada momento em que estamos vivos.” Jon Kabat-Zinn

A busca do melhor caminho de vida é transversal a toda a humanidade.
Cada um de nós tem um modo de ser, de viver, um modo de sentir e um modo de percorrer o caminho da vida e de estar e / ou procurar estar em harmonia com ele.

Vivemos a maior parte da nossa vida a ansiar por momentos futuros: quando alcançar, isto ou aquilo, serei feliz; Ou ancorados a momentos passados: quando tinha ou era de determinada forma é que era bom; Por vezes, em busca da concretização de objetivos: ter mais sucesso, mais dinheiro, ser mais magra, ter menos rugas, comprar a marca da moda, ser melhor que a vizinha ou amiga e mostrar ao mundo que sabemos muito bem qual a direção certa e que temos todas as respostas.

E…esquecia-me (confesso que, por vezes, ainda esqueço) de desfrutar verdadeiramente o MEU CAMINHO.

O ponto de chegada tem outro sabor e interesse se apreciares a beleza e as conquistas do TEU CAMINHO.

Sim, apreciar e vivenciar o MEU CAMINHO, mesmo quando este se apresenta difícil e tortuoso, é uma inspiração e um ganho de maturidade constante. Em tudo há uma virtude!

Já fui eximia em fazer “batota” quando o caminho se apresentava difícil – fazia corta-mato, fingia que estava tudo bem, que nunca tinha dúvidas no caminho e que este se apresentava sempre retilíneo e perfeitamente asfaltado, mesmo a pedir um piloto automático ou um mergulho no vazio para que o epílogo surgisse.

Acredita…isto não torna o caminho mais fácil. Cansa a tua mente com jogos e torturas que te tiram a disponibilidade para desfrutar cada momento e episódio da tua vida. Lembrares-te de cada curva e obstáculo, torna-te mais madura, mais calma e bastante mais feliz porque tenderás a viver cada momento em comunhão emocional com os que escolhes para caminharem contigo. Por isso é tão importante escolheres bem os que queres que caminhem contigo em cada viagem.

O que torna o caminho mais fácil, é aceitá-lo, vivê-lo momento a momento, aceitarmos que muitas vezes não sabemos a direção, por muitas certezas que tenhamos do que queremos. Se conseguires caminhar pelas possibilidades com as pessoas certas e com uma dose grande de descontração será um passo gigante para que obtenhas a confiança que chegarás onde queres estar.

O nosso ego, arrogância e ignorância, impedem-nos, muitas vezes, de ver as muitas formas de como as coisas podem revelar-se e desvendar-se na vida.

Sabes o que me ajuda quando o caminho fica mais difícil, quando fico com medo e a incerteza se impõe?

Penso:

– Isto só me está a acontecer porque estou viva! – não será isso um motivo claro para sorrires para ti própria?

– Tudo na vida é impermanente, tudo passa, o bom e o mau! – esta verdade universalmente aceite, é por todas nós tão esquecida e é uma ajuda tão importante para a tranquilidade.

– Tenho dentro de mim, todos os recursos para chegar ao fim daquela jornada e ser bem-sucedida. – Claramente que sim. Às vezes basta-me definir um destino intermédio para que reconstrua a minha confiança e reforce a minha motivação para continuar caminhar. Tu escolhes! E isso – deves lembrar-te e aceitar – reforça claramente o teu comprometimento com o viagem caminho que percorres. Se sentes que não escolhes, passa a fazê-lo de forma mais consciente.

Partir destas premissas, tranquiliza-me bastante.
Não foi sempre assim, confesso! Conseguir sentir as coisas desta forma também implica uma jornada, feita de altos e baixos, disciplina, resiliência e muita consciência.

Confia que ESTÁ TUDO BEM…

Não tem problema de maior reconhecer que, por vezes, ou mesmo frequentemente, em momentos cruciais, não fazemos ideia para onde vamos, ou mesmo, qual é a direção correta. Nessas alturas, é importante partir para qualquer lado para que a tua experiência e maturidade comecem a fechar hipóteses. Acredita, o que mais custa é iniciar a jornada.

Outras vezes, sabemos muito bem onde estamos naquele momento (mesmo que estejamos perdidos, confusos e sem esperança), mas precisamos de tempo para olhar para todas as direções e escolher a que melhor nos serve ou, no mínimo, a que não nos serve de todo. Estar sem rumo (tecnicamente, sem rumo, é estar sem direção definida), não faz de nós piores pessoas, apenas faz de nós humanas e, muitas vezes seres muito engraçados.

O que faço hoje em dia de diferente?

Simplesmente admito, para mim mesma, que nem sempre sei a direção. Porém, mantenho a minha mente aberta à ajuda que possa surgir, algumas vezes até de lugares, pessoas ou acontecimentos inesperados. Sorte? Porventura sim 😉 …

Quando faço isto, estou a permitir-me, não só deixar-me guiar pelas minhas forças internas, mas também mostrar-me disponível para as forças externas (às quais me fecho tantas vezes, por conta do nosso meu ego e para camuflar a minha vulnerabilidade), que possam vir em meu auxílio.

Não deixes de ter sempre presente que cada jornada é unicamente tua, por isso o caminho da tua vida, por mais difícil que seja, só poderá ser feito por ti. É muito arriscado percorreres sempre o caminho escolhido pelos outros, a menos que isso te faça feliz.

Não tentes imitar o caminho de outra pessoa, por mais fácil que te possa parecer. Acredita que não é, porque, provavelmente, essa pessoa aufere do seu próprio comprometimento com a sua escolha o que, de uma forma geral, não será o teu caso.

Sê sempre verdadeira contigo, assume e abraça orgulhosamente o teu caminho, porque no fim…
ESTÁ TUDO BEM…

@orlanda_sampaio

Comments

  1. I could not more option of my main reason for rating, but otherwise I would have chosen them all. This theme author gives way more than Top Notch Support! You will not regret buying this theme.

    1. Close to be the best theme on envato marketplace. Very flexible and easy to customize. A must have! Keep doing your great job guys!

    2. I am happy with this theme, every thing is working!!! It looks great! Almost:) I just had a small bug with the media grid and it was resolved very quickly by customer support. Thank you! definitely recommend this theme and I\’ll buy it again for my new project.

Add A Comment