Mindfulness – Já ouviste falar?

Mindfulness em português significa atenção plena.
Antes de mais , devo dizer que esta prática mudou a… minha vida e a forma como a vivencio.
Penso que por esta altura já quase todas nós, se não tivemos contacto com a prática, pelo menos, já ouvimos falar dela.
Esta prática foi-me apresentada formalmente pela minha terapeuta em 2016.

Nessa altura, fiz o programa de 8 semanas, concebido pelo Prof. Dr. Mark Williams e Dr. Danny Penman (1), sempre com a supervisão da minha terapeuta.
O que aqui falo é baseado na minha experiência pessoal de autoconhecimento, nos benefícios que a prática regular trouxe para a minha vida e nos livros que tenho lido sobre o tema.

O Mindfulness tem origem no Budismo, mas a sua introdução no ocidente foi feita pelo Dr. Jon Kabat-Zinn.
Criou em 1979 o programa Mindfulness Based Stress Reduction (MBSR) no departamento de Medicina Preventiva da Universidade de Massachusetts nos E.U.A..

Antes de desenvolver o programa de 8 semanas de Mindfulness, Jon Zabat-Zinn,  já era praticante de meditação zen budista. Ele percebeu durante um retiro, que este tipo de meditação, adaptada para a meditação de mente alerta, poderia ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da sua cultura, religião ou sistema de crenças.

Milhares de pessoas realizaram, nos EUA, este programa e aprenderam a usar os seus recursos e competências inatas para responder de forma mais eficaz ao stress, à dor e à doença. Este programa é atualmente, o programa de Mindfulness com mais pesquisa científica e mais praticado a nível mundial.

Segundo o Prof. Dr. Mark Williams e Dr. Danny Penman a atenção plena é verdadeiramente uma prática. Eles dizem:
– “Mais do que uma boa ideia, técnica inteligente ou um ímpeto passageiro, é acima de tudo uma forma de estar”.
Viver Mindful é viver, de forma consciente, o nosso corpo, as nossas sensações, emoções e pensamentos, vivenciando, no momento presente o que estamos a sentir.

Existem estudos científicos comprovados de que a prática regular de meditação de atenção plena, tem benefícios nas situações de ansiedade, depressão, reforço do sistema imunitário, diminuição da pressão arterial, melhora a relação connosco e com os outros, aumenta o vigor físico e mental, entre outras.

Apesar de o Mindfulness apresentar inúmeros benefícios, aconselho que o início de qualquer programa seja feito sob a supervisão de um profissional, professor/instrutor qualificado, observando os processos internos de aprendizagem que algumas vezes são despoletados durante o programa. É importante ter alguém conhecedor, que nos acompanhe e possa esclarecer as nossas dúvidas e questões durante o processo.

Para a minha vida, a prática de Mindfulness  trouxe mais presença. Ensinou-me a saborear e a estar mais receptiva a todos os momentos da minha vida, pois, todos eles trazem uma oportunidade de aprendizagem.
No Mindfulness não existe certo ou errado. ESTÁ TUDO BEM …

Tu já praticas Mindfulness? O que traz para a tua vida?

ESTÁ TUDO BEM…

@orlanda_sampaio

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