Propósito de vida


Propósito de vida é um tema cada vez mais actual e procurado nos dias que correm.

Neste… momento das nossas vidas, já não estamos somente preocupadas em sobreviver, as nossas necessidades básicas estão, de uma forma geral e na generalidade dos casos, asseguradas.
Começamos, cada vez mais a questionar-nos, porque vivemos com mais recursos materiais, mas também, mais insatisfeitas espiritualmente.


Acredito que estamos a procurar a nossa satisfação nos sítios errados, naquilo que é imediato, mas pouco duradouro, dai a necessidade de cada vez mais, querermos perceber melhor porque nos sentimos, tantas vezes, deslocadas e fora do nosso “lugar”.


A resposta é simples: Podemos não estar a viver alinhadas com o nosso propósito de vida.

O que é propósito de Vida?


Propósito de Vida é, basicamente, o nosso papel no mundo, a nossa missão de vida, o que nos norteia, a razão por que viemos ao mundo, as potencialidades e talentos que cada uma de nós trás quando nasce, potencialidades e talentos esses que, correctamente desenvolvidos e trabalhados nos permitirão dar um maior contributo ao mundo.


O nosso propósito não é um recurso que nós utilizemos em algumas áreas da nossa vida, é um modo de vida!


Reforço, que não há necessidade de competição, todas nós sem exceção, nascemos com talentos e dons especiais, apenas temos que perceber quais são, para que dessa forma nos possamos alinhar com o nosso propósito.


Daria imenso jeito que, desde cedo, houvesse uma disciplina na escola, que nos ensinasse a identificar o nosso propósito de vida e qual a melhor maneira de o colocar ao nosso serviço e ao serviço do mundo. Arrisco dizer, formaria adultos mais felizes e prósperos!


Existem várias explicações para propósito de vida, uns mais práticos outros mais espirituais.


Para mim, não faz sentido falar de propósito de vida sem conjugar a vertente espiritual e a vertente mais prática da vida.


“Nós somos seres espirituais que assumimos forma física para cumprir um propósito.
Todos nós temos um propósito na vida – um dom único ou talento especial para dar aos outros” Deepak Chopra

Acredito que todas nós, pelo menos uma vez na vida já nos questionámos porque nascemos, o que andamos aqui a fazer e o que é realmente esperado de nós.


Como podemos descobrir qual é o nosso propósito de vida?


Para conhecermos verdadeiramente qual é o nosso propósito de vida, temos de abrir o nosso espírito e a nossa curiosidade para quem somos verdadeiramente e o que nos move.

Temos que ter a coragem de olhar para o mais profundo do nosso ser e perceber qual é realmente a nossa verdadeira essência.


Neste momento pode parecer-te impossível encontrares as respostas, mas acredita que, se o fizeres, as respostas virão naturalmente.


Podes começar por te colocar as seguintes questões:

Quais são as coisas que faço que me fazem vibrar, que quando estou a fazê-las perco a noção do tempo? Estou a falar daquelas coisas que nos fazem brilhar o olhar, sabes?

O que te motiva a ir mais além?

Qual a pegada que queres deixar no mundo?

Pelo que queres ser recordada?

O que te faria levantar todos os dias com mais vontade de abraçar a vida?


Estas são algumas perguntas que podemos colocar a nós próprias, que nos poderão ajudar a descobrir qual o nosso propósito.


No entanto, tens que querer desenvolver um processo profundo de auto-conhecimento, estar disposta a vivenciar algum desconforto que dai possa advir, como diz a frase muito utilizada entre os desportistas “No Pain, No Gain !”.


Quem não está desperto para quem é verdadeiramente, e não tem interesse em conhecer-se, muito dificilmente- para não dizer taxativamente jamais- conseguirá estar ou ficar em alinhamento com o seu propósito de vida.


Qual a importância de termos um propósito?


Viver uma vida com propósito faz toda a diferença, pois permite-nos saber porque fazemos o que fazemos todos os dias. Permite-nos olhar para a nossa vida, com mais clareza, tranquilidade e direcção.


Quando desenvolvemos as potencialidades do nosso propósito, sabemos exatamente em cada situação e em cada desafio da nossa vida que “ferramentas” da nossa bagagem utilizar para tomar as pequenas e grandes decisões.


Quando nos conectamos com o nosso propósito, tudo na vida passa a fazer mais sentido, e é muito mais fácil para nós dizer “não”, ao que não nos serve.
O que nos pode impedir de viver o nosso propósito?

Para mim a resposta é direta:


Crenças limitadoras demasiado enraizadas em nós, que já tomámos como verdadeiras, que que já nos rotularam.

Estas crenças, foram o que me impediu, até há algum tempo atrás, de viver o meu propósito e aquilo porque sempre senti apelo.


Sempre foi fascinada pela mente humana, sempre acreditei que somos mais que matéria, sempre adorei ler sobre esses temas e sempre adorei escrever.


Considero-me uma eterna aprendiz, com imensa necessidade de conhecimento, de conhecer teorias, aproveitar as que melhor me servem e servir de canal para passar esse conhecimento a outras pessoas de forma a ajudá-las.


Este é o meu propósito, é o que me faz feliz, é o que me faz brilhar o olhar, é o que me move.


Tirei cursos ligados ao desenvolvimento pessoal, continuo a fazer formações nessa área, sou uma autodidata, e modéstia à parte, sinto-me confiante e segura para poder partilhar contigo estes conhecimentos e as minhas experiências, porque acredito que este conhecimento poderá ajudar-te a tornares-te uma pessoa mais feliz, mais tranquila e mais autêntica.


Mas sabes uma coisa?


Só agora tive coragem de começar a partilhar com o mundo o meu conhecimento, a minha verdade, as minhas experiências de vida, o que faço para não sucumbir às adversidades que a vida me trás.

Sabes porquê?


Porque tinha as minhas crenças limitadoras a trabalhar contra mim, porque tinha medo, tinha vergonha, faltava-me coragem, acreditava que ninguém iria querer ouvir o que tenho para dizer, que os outros não iriam querer saber.
Por vezes isto não são processos fáceis de fazermos sozinhas, necessitamos de ajuda especializada, de orientação para fazer o caminho, e não tem mal, ESTÁ TUDO BEM…


Eu precisei dessa ajuda, fiz terapia durante bastante tempo, durante a qual conheci o programa “Daring Way” da investigadora Brené Brown, e à cerca de um ano e meio fiz uma formação baseada em numerologia, que veio de facto reforçar qual o meu propósito e a direcção para chegar a ele.


Quanto à numerologia, a seu tempo dar-te-ei esclarecimentos e novidades.


Sobre propósito, é isto, minhas amigas, se ainda não descobriram o vosso, façam o favor de não desistirem de o procurar, pois quando vivemos conectadas com o nosso propósito a vida tem muito mais cor e sabor!

“Quem tem um “porquê” enfrenta qualquer “como”. Viktor Frankl

Comments

  1. Teresa Machado

    Gostaria de saber se faz consultas. Obrigada

    1. Orlanda Sampaio

      Boa tarde Teresa,

      Ainda não faço consultas, pois estou a completar a minha formação em numerologia,ciência que me apaixona
      e que irá complementar todo o caminho feito até aqui. Quando terminar essa formação que será em Maio, começarei a fazer
      consultas de mentoria.

      No entanto Teresa, até lá estou disposta a ajudá-la naquilo que precisar e que esteja dentro da minha esfera de conhecimentos e experiência.
      Um grande Beijinho~
      Orlanda Sampaio

Add A Comment