
Propósito de vida
Propósito de vida é um tema cada vez mais actual e procurado nos dias que correm.
Neste… momento das nossas vidas, já não estamos somente preocupadas em sobreviver, as nossas necessidades básicas estão, de uma forma geral e na generalidade dos casos, asseguradas.
Começamos, cada vez mais a questionar-nos, porque vivemos com mais recursos materiais, mas também, mais insatisfeitas espiritualmente.
Acredito que estamos a procurar a nossa satisfação nos sítios errados, naquilo que é imediato, mas pouco duradouro, dai a necessidade de cada vez mais, querermos perceber melhor porque nos sentimos, tantas vezes, deslocadas e fora do nosso “lugar”.
A resposta é simples: Podemos não estar a viver alinhadas com o nosso propósito de vida.

O que é propósito de Vida?
Propósito de Vida é, basicamente, o nosso papel no mundo, a nossa missão de vida, o que nos norteia, a razão por que viemos ao mundo, as potencialidades e talentos que cada uma de nós trás quando nasce, potencialidades e talentos esses que, correctamente desenvolvidos e trabalhados nos permitirão dar um maior contributo ao mundo.
O nosso propósito não é um recurso que nós utilizemos em algumas áreas da nossa vida, é um modo de vida!
Reforço, que não há necessidade de competição, todas nós sem exceção, nascemos com talentos e dons especiais, apenas temos que perceber quais são, para que dessa forma nos possamos alinhar com o nosso propósito.
Daria imenso jeito que, desde cedo, houvesse uma disciplina na escola, que nos ensinasse a identificar o nosso propósito de vida e qual a melhor maneira de o colocar ao nosso serviço e ao serviço do mundo. Arrisco dizer, formaria adultos mais felizes e prósperos!
Existem várias explicações para propósito de vida, uns mais práticos outros mais espirituais.
Para mim, não faz sentido falar de propósito de vida sem conjugar a vertente espiritual e a vertente mais prática da vida.
“Nós somos seres espirituais que assumimos forma física para cumprir um propósito.
Todos nós temos um propósito na vida – um dom único ou talento especial para dar aos outros” Deepak Chopra
Acredito que todas nós, pelo menos uma vez na vida já nos questionámos porque nascemos, o que andamos aqui a fazer e o que é realmente esperado de nós.
Como podemos descobrir qual é o nosso propósito de vida?
Para conhecermos verdadeiramente qual é o nosso propósito de vida, temos de abrir o nosso espírito e a nossa curiosidade para quem somos verdadeiramente e o que nos move.
Temos que ter a coragem de olhar para o mais profundo do nosso ser e perceber qual é realmente a nossa verdadeira essência.
Neste momento pode parecer-te impossível encontrares as respostas, mas acredita que, se o fizeres, as respostas virão naturalmente.
Podes começar por te colocar as seguintes questões:
Quais são as coisas que faço que me fazem vibrar, que quando estou a fazê-las perco a noção do tempo? Estou a falar daquelas coisas que nos fazem brilhar o olhar, sabes?
O que te motiva a ir mais além?
Qual a pegada que queres deixar no mundo?
Pelo que queres ser recordada?
O que te faria levantar todos os dias com mais vontade de abraçar a vida?
Estas são algumas perguntas que podemos colocar a nós próprias, que nos poderão ajudar a descobrir qual o nosso propósito.
No entanto, tens que querer desenvolver um processo profundo de auto-conhecimento, estar disposta a vivenciar algum desconforto que dai possa advir, como diz a frase muito utilizada entre os desportistas “No Pain, No Gain !”.
Quem não está desperto para quem é verdadeiramente, e não tem interesse em conhecer-se, muito dificilmente- para não dizer taxativamente jamais- conseguirá estar ou ficar em alinhamento com o seu propósito de vida.
Qual a importância de termos um propósito?
Viver uma vida com propósito faz toda a diferença, pois permite-nos saber porque fazemos o que fazemos todos os dias. Permite-nos olhar para a nossa vida, com mais clareza, tranquilidade e direcção.
Quando desenvolvemos as potencialidades do nosso propósito, sabemos exatamente em cada situação e em cada desafio da nossa vida que “ferramentas” da nossa bagagem utilizar para tomar as pequenas e grandes decisões.
Quando nos conectamos com o nosso propósito, tudo na vida passa a fazer mais sentido, e é muito mais fácil para nós dizer “não”, ao que não nos serve.
O que nos pode impedir de viver o nosso propósito?
Para mim a resposta é direta:
Crenças limitadoras demasiado enraizadas em nós, que já tomámos como verdadeiras, que que já nos rotularam.
Estas crenças, foram o que me impediu, até há algum tempo atrás, de viver o meu propósito e aquilo porque sempre senti apelo.
Sempre foi fascinada pela mente humana, sempre acreditei que somos mais que matéria, sempre adorei ler sobre esses temas e sempre adorei escrever.
Considero-me uma eterna aprendiz, com imensa necessidade de conhecimento, de conhecer teorias, aproveitar as que melhor me servem e servir de canal para passar esse conhecimento a outras pessoas de forma a ajudá-las.
Este é o meu propósito, é o que me faz feliz, é o que me faz brilhar o olhar, é o que me move.
Tirei cursos ligados ao desenvolvimento pessoal, continuo a fazer formações nessa área, sou uma autodidata, e modéstia à parte, sinto-me confiante e segura para poder partilhar contigo estes conhecimentos e as minhas experiências, porque acredito que este conhecimento poderá ajudar-te a tornares-te uma pessoa mais feliz, mais tranquila e mais autêntica.
Mas sabes uma coisa?
Só agora tive coragem de começar a partilhar com o mundo o meu conhecimento, a minha verdade, as minhas experiências de vida, o que faço para não sucumbir às adversidades que a vida me trás.
Sabes porquê?
Porque tinha as minhas crenças limitadoras a trabalhar contra mim, porque tinha medo, tinha vergonha, faltava-me coragem, acreditava que ninguém iria querer ouvir o que tenho para dizer, que os outros não iriam querer saber.
Por vezes isto não são processos fáceis de fazermos sozinhas, necessitamos de ajuda especializada, de orientação para fazer o caminho, e não tem mal, ESTÁ TUDO BEM…
Eu precisei dessa ajuda, fiz terapia durante bastante tempo, durante a qual conheci o programa “Daring Way” da investigadora Brené Brown, e à cerca de um ano e meio fiz uma formação baseada em numerologia, que veio de facto reforçar qual o meu propósito e a direcção para chegar a ele.
Quanto à numerologia, a seu tempo dar-te-ei esclarecimentos e novidades.
Sobre propósito, é isto, minhas amigas, se ainda não descobriram o vosso, façam o favor de não desistirem de o procurar, pois quando vivemos conectadas com o nosso propósito a vida tem muito mais cor e sabor!
“Quem tem um “porquê” enfrenta qualquer “como”. Viktor Frankl
Gostaria de saber se faz consultas. Obrigada
Boa tarde Teresa,
Ainda não faço consultas, pois estou a completar a minha formação em numerologia,ciência que me apaixona
e que irá complementar todo o caminho feito até aqui. Quando terminar essa formação que será em Maio, começarei a fazer
consultas de mentoria.
No entanto Teresa, até lá estou disposta a ajudá-la naquilo que precisar e que esteja dentro da minha esfera de conhecimentos e experiência.
Um grande Beijinho~
Orlanda Sampaio